8 dicas para aluguel de máquinas de construção

8 dicas para aluguel de máquinas de construção

Você já pensou bem e decidiu que o aluguel de máquinas é a melhor solução para a sua obra? Ótimo! Para alguns projetos, ao avaliar o uso de determinados equipamentos, a locação acaba sendo mesmo mais vantajosa.

No mercado, há ótimas empresas locadoras de maquinário, sempre prontas a oferecer os equipamentos mais modernos e as marcas mais conceituadas para sua obra. Tire vantagem disso e, para que tudo corra bem, siga nossas dicas para aluguel de máquinas de construção.

 

1. Compare preços e condições

A primeira dica parece óbvia, mas sempre vale a pena lembrar que uma decisão precipitada pode resultar em prejuízos. É muito importante coletar preços em várias empresas locadoras e verificar as condições do negócio, para escolher a melhor.

Mas, acima de tudo, lembre-se que a melhor opção nem sempre será a mais barata. A economia pode estar, justamente, na escolha de marcas confiáveis e consagradas no mercado.

 

2. Faça uma vistoria cuidadosa nas máquinas

Aluguel de máquinas é o tipo de negócio a ser fechado pessoalmente. É melhor não se basear só em fotos, e-mails e telefonemas para escolher o equipamento. Faça uma visita presencial, veja as máquinas em funcionamento e tire todas as dúvidas frente a frente com o locador. Tal atitude vai poupar tempo, dinheiro e dores de cabeça.

3. Informe-se sobre a operação do equipamento

Máquinas para construção, como escavadeiras, carregadeiras e motoniveladoras, exigem pessoal qualificado para operá-las. Em sua equipe, você conta com operadores treinados? Será necessário contratar mão de obra temporária para operar os equipamentos? Ou, talvez, a própria locadora forneça pessoal treinado ou instrutores para o manejo das máquinas? É importante buscar respostas para tais perguntas.

4. Calcule o período de duração da locação

Uma das vantagens do aluguel é justamente evitar a ociosidade das máquinas, naqueles períodos em entre uma obra e outra. Então, é preciso ter um cronograma com prazos bem determinados, para não pagar pelo equipamento além do tempo necessário. Lembre-se de considerar eventuais atrasos de cronograma.

 

5. Pesquise sobre a reputação da locadora

Esta dica é fundamental em qualquer contratação: ouça quem já passou pela experiência antes. Pergunte:

  • A empresa cumpriu o combinado?
  • O equipamento funcionou perfeitamente?
  • Ofereceram suporte técnico quando necessário?
  • Você contrataria a mesma locadora novamente?
  • Como foi o atendimento ao cliente, antes e depois do contrato?

 

6. Exija um contrato de aluguel de máquinas

Esse documento precisa registrar, com detalhes, o que foi combinado entre as partes. Preços, prazos, condições de pagamento, descrição do equipamento locado e todas as informações necessárias para o bom andamento do acordo devem estar expressos no contrato. Para resguardar os direitos e estabelecer deveres de ambos os lados, ele é um documento imprescindível.

 

7. Conheça a política de devolução da empresa locadora

Para evitar transtornos, saber as condições de retorno do equipamento antes de assinar o contrato é tão importante quanto preços e prazos. A locadora exige depósito de garantia? As máquinas estão seguradas? O que fazer em caso de danos acidentais? O suporte técnico é gratuito? Como é calculada a diária da locação? Não guarde dúvidas: pergunte e confira se tais informações estão documentadas.

 

8. Pergunte sobre a entrega e retirada do maquinário

Máquinas pesadas exigem logística especial para serem deslocadas. Em muitos casos, a circulação delas nas estradas é restrita a determinados horários e condições, então é preciso saber como serão entregues e devolvidas. A locadora entregará o equipamento na obra ou o transporte ficará a cargo do locatário?

 

Concluindo, o aluguel de máquinas é uma opção prática e econômica para sua obra, mas que exige uma atenção especial na escolha e contratação da empresa locadora. Para o sucesso de seu projeto, não se descuide de nenhum detalhe.

 

Já alugou ou está pensando em alugar máquinas de construção para sua obra? Quais são suas preocupações sobre o assunto? Divida suas experiências conosco, deixando seus comentários no post!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.