Qual é a escavadeira ideal para sua obra?

Qual é a escavadeira ideal para sua obra?

Uma escavadeira reúne diversas funcionalidades e aplicações. Mas, se fôssemos escolher um sinônimo para esta máquina, certamente seria: versatilidade!

Seus principais ambientes de trabalho são a mineração e a construção civil. Mas há uma grande diversidade de modelos e tamanhos disponíveis no mercado.

Como então saber qual a escavadeira ideal para sua obra ou necessidade? Conheça agora os principais modelos, suas funcionalidades e onde podem ser usados com maior eficiência:

 

As características gerais de uma escavadeira

Os modelos atuais podem variar entre 3 a 70 toneladas. O que vai definir qual seu porte ideal é onde ela será usada. Se for um trabalho em rocha, por exemplo, será preciso optar por uma escavadeira mais robusta, por ser uma operação mais severa. Por outro lado, em locais de difícil mobilidade ou obras prediais as compactas serão mais úteis, pela facilidade de deslocamento e de transporte.

O tamanho da caçamba também deve ser observado e a escolha feita de acordo com o volume de terra ou entulho a ser removido. O tamanho da escavadeira também deve ser pensado de acordo com os caminhões usados na obra, sua capacidade e logística.

Outra questão decisiva para a escolha é o consumo de combustível. Caso a escavadeira tenha uma robustez maior do que a necessidade da obra, vai haver um alto e desnecessário gasto com combustível, uma vez que uma máquina compacta poderia cumprir a tarefa com mais economia.

Dentre os principais usos para essas máquinas podemos citar:

  • Remoção de terra;
  • Remoção de entulhos;
  • Içar e retirar objetos;
  • Retirar aterros;
  • Cavar fundações;
  • Limpeza de terrenos;
  • Demolição mecanizada.

 

Escavadeira Hidráulica

É um tipo mais robusto e amplamente utilizada na mineração. Ela oferece bastante potência para realizar operações que demandam levantamentos de escavação em massa. Dentre seus pontos positivos também se destacam a ergonomia e a economia de combustível, com baixo nível de ruído de motor.

Este tipo de escavadeira transforma a força do motor em força hidráulica que, por sua vez, é transformada em força de elevação e aplicado nos braços, na lança e na movimentação da caçamba.

Por se tratar de uma máquina robusta, é preciso ter consciência de que, apesar de ter uma longa vida útil, seu reparo pode ser difícil devido ao tamanho e quantidade de peças.

 

Escavadeira Compacta

As compactas vêm surpreendendo pela força e estabilidade, mesmo com seu tamanho reduzido. Elas são capazes de realizar tarefas em terrenos irregulares e difíceis para a movimentação de máquinas maiores. Também são a melhor opção para tarefas em locais estreitos e de acesso restrito.

Também chamadas “mini escavadeiras“, o modelo ideal para a necessidade deve ser escolhido de acordo com a profundidade da escavação, giro de braço e configuração traseira.

 

Retroescavadeira

Multifuncional, essa máquina desenvolvida na Inglaterra é uma evolução do trator agrícola. Por ser similar a ele, e muitas pessoas se referem à retroescavadeira como “um trator com uma pá”.

Muito utilizada na abertura de valas e valetas para tubulação de esgoto e água.

Por ser versátil, é utilizada não somente na construção civil, mas ainda na indústria e agricultura. Há modelos que podem incorporar martelos e vassouras hidráulicas, garfos e pinças.

Como a retroescavadeira reúne funções de escavadeira hidráulica e de pá carregadeira, isso faz com que ela seja uma boa alternativa para atuação em áreas urbanas.

 

Mesmo dentre as diversas categorias de escavadeiras, há ainda uma grande disponibilidade de modelos. É preciso levar em conta o local e a demanda da máquina para sua escolha, além do custo-benefício, prazo de uso e a confiabilidade da marca.

Precisa de ajuda para definir qual é a escavadeira mais adequada para sua necessidade? Conte com a gente! É só entrar em contato e nossos consultores terão prazer em ajudar!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.