Como trabalhar com escavadeira de forma profissional?

Trabalhar com escavadeira

O aumento no uso de equipamentos específicos para preparação do solo na construção civil contribui também para o crescimento no número de cargos para trabalhar com escavadeiras.

Muitos profissionais do segmento estão buscando especialização em equipamentos dessa natureza visando entrar no mercado para ocupar a função de operador.

Você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que busca oportunidades nesse segmento?

Continue lendo e tire as dúvidas de como gerar os melhores resultados para os empregadores atuando como operador de escavadeira!

Um pouco sobre o equipamento

Utilizadas em geral para atividades como escavar, remover terra ou retirar aterro, a escavadeira é conhecida também como pá mecânica.

Na construção civil, é um equipamento indispensável para garantir que o solo estará devidamente preparado para a obra e também para a otimização de atividades de remoção ou escavação em geral.

Mas afinal, como devo trabalhar com escavadeira?

Ao entrar no equipamento, uma das primeiras recomendações é buscar se posicionar de forma confortável, especialmente com os pés.

Em seguida, girando levemente a chave na ignição, o computador de bordo já estará se inicializando.

Após alguns segundos, ele estará pronto para uso ao mostrar informações importantes para dar início a operação.

Algumas dessas informações são: nível de combustível, temperatura e horímetro.

Em seguida, é hora de colocar o motor para funcionar com mais um toque na chave – um procedimento semelhante ao que fazemos para ligar um veículo comum de passeio.

No caso de modelos hidráulicos, cada pedal controla a respectiva esteira (esquerda e direita).

As alavancas, posicionadas ao lado do operador, controlam o braço e possuem quatro comandos diferentes cada (lados direito e esquerdo, frente e trás).

Há, ainda, a alavanca de segurança, que é acionada apenas no momento de realizar as atividades e requer atenção, semelhante ao freio de mão de um carro de passeio comum.

Ainda no painel, se localizam itens de grande relevância e que devem ser ajustados logo antes de iniciar a operação, tais como: trava, limpador de pára-brisa, rádio, controles para ar-condicionado, iluminação e aceleração do motor.

Segurança e qualificação para a operação da escavadeira

Por ser classificada como uma máquina pesada com potencial de gerar riscos ao operador e pessoas ao redor em caso de uso inadequado, questões como segurança e devida qualificação são essenciais.

Vale destacar a leitura do manual de instruções da máquina como item de grande importância para quem estará nessa função.

Cada máquina poderá ter especificações e funções próprias daquele modelo, com botões, alavancas e adesivos indicativos que podem variar e merecem toda atenção no caso dos primeiros contatos do operador com a escavadeira que irá manusear.

Para operadores iniciantes e que possuem pouca ou nenhuma qualificação, recomenda-se fortemente, além do estudo do manual, que se busque materiais extras de capacitação.

Além de curso técnico, disponibilidade para ouvir operadores mais experientes, instruções de superiores e explorar de forma segura as funcionalidades da máquina.

Tudo isso pode contribuir para gerar menos danos por onde a máquina passa nos primeiros usos.

Como em praticamente todas as funções no canteiro de obras, o operador da escavadeira deve estar sempre fazendo uso dos  EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para a operação: capacetes, luvas de proteção, protetores auditivos e botas de segurança.

Além disso, inspecionar as condições da máquina e suas limitações técnicas é uma das boas práticas para iniciar seu uso e garantir que tudo seja feito com máximo aproveitamento e segurança, acima de tudo.

Conhece alguém que quer se especializar nessa área? Compartilhe com ele e os demais amigos nas suas redes sociais e leve essas informações para quem precisa!

Posts relacionados: