Asfalto sustentável: conheça novas soluções para a pavimentação

Asfalto sustentável: conheça novas soluções para a pavimentação

Dentro de um contexto que cada vez mais preza pelo uso da tecnologia, adoção de práticas sustentáveis e preocupadas com o meio ambiente, o setor da construção civil não poderia ficar de fora. Uma das soluções que vêm ganhando cada vez mais espaço é o asfalto sustentável. 

Além de objetivar reduzir impactos ambientais, novas técnicas e materiais para pavimentação são uma boa saída para problemas comuns das nossas estradas, ruas e demais áreas urbanas. Falta de manutenção preventiva, espessura de pavimentação inadequada, trincas e deformações com pouco tempo de uso e drenagem insuficiente são algumas das adversidades que nos deparamos continuamente.

Afinal, o que temos hoje como alternativas sustentáveis ao asfalto, capazes de reduzir impactos, custos e necessidade de manutenção? Continue a leitura e conheça o que há de novo no mercado da pavimentação:

 

Asfalto Borracha

A reutilização de pneus vem sendo uma das alternativas adotadas nos materiais de pavimentação. O asfalto borracha apresenta baixo custo e diminuição da poluição ambiental (por causa da destinação correta dos pneus, que assim não são descartados no meio ambiente). Por isso é considerado com alto potencial de sustentabilidade.

Este tipo de pavimentação ainda proporciona diminuição no desgaste dos pneus dos carros e dos ruídos de tráfego. Ainda apresenta excelente resistência à deformidade causada por altas temperaturas: por apresentar elasticidade, suporta 16 vezes mais desgastes do que o asfalto convencional.

 

Pavimentação Fotocatalítica ou Noxer

Trata-se de um composto que tem na sua base o dióxido de titânio. Ele consegue absorver até 90% dos gases poluentes produzidos por automóveis, em dias de sol forte. Em dias nublados consegue absorver até 70% dos gases.

Depois de absorvidos, os poluentes são eliminados pelo esgoto e não retornam à atmosfera. Os tipos de pavimentação podem ser fotocatalítica misturados à argamassa ou usando peças fotocatalíticas.

 

Asfalto Permeável

Já faz parte da realidade brasileira. Ele está presente nas rodovias dos Imigrantes e Presidente Dutra (SP) e também foi usado no aeroporto Santos Dumont.

O asfalto permeável funciona com um sistema de drenagem que permite captar água da chuva e armazená-la em galerias pluviais. 

Este tipo de pavimentação ainda proporciona segurança aos motoristas: ele consegue aumentar a aderência dos pneus, reduz os riscos de aquaplanagem e distância de frenagem. Possibilita também uma melhor visibilidade noturna dos sinais verticais e menor reflexão luminosa dos faróis durante as chuvas.

 

Resíduos de obra na argamassa do concreto

Os resíduos de obra, sempre um ponto sensível no que diz respeito à sustentabilidade na construção civil, podem ser reaproveitados se receberem tratamento correto.

O processo de reciclagem dos descartes consiste na seleção, limpeza e classificação granulométrica dos materiais descartados. Depois disso, estão prontos para utilização como alternativa ao uso de areia e brita.

Suas aplicações podem ser em bases e sub-bases de pavimentação, blocos de concreto para vedação, guias e sarjetas.

 

Novas técnicas, novos materiais e reutilização são conceitos que, felizmente, estão cada vez mais presentes na construção civil. Funcionalidade e sustentabilidade juntas direcionam a busca por soluções inteligentes. 

Assim, vemos alternativas como o asfalto sustentável ganhando cada vez mais espaço e apontando para saídas transformadoras, tanto para a engenharia quanto para toda a sociedade.

 

Conhece mais materiais ou técnicas que vêm revolucionando o setor de construção civil? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.