14 itens que não podem faltar na sua lista de material de construção

bancada de cimento item essencial para uma lista de material de construção

Depois de concluído o projeto, é chegada a hora de fazer o orçamento total da obra. No documento, serão incluídos todos os custos referentes a obra, entre eles, os materiais de construção.

O ideal nessa fase do processo é levantar uma lista de material de construção com todos os itens essenciais para o início das atividades, para levantar orçamentos com várias opções com o objetivo de otimizar custos.

De origem natural ou fabricados em indústrias, não há como construir sem utilizar insumos, máquinas e ferramentas.

Existem uma infinidade de materiais de construção disponíveis no mercado, e muitos deles são essenciais para todo tipo de obra.

Nossa intenção é te direcionar corretamente para otimizar o processo de levantamento dos produtos para a sua lista de material de construção.

Continua a leitura e entenda melhor nesse artigo quais passos seguir para conseguir executar essa fase do processo da melhor forma possível!

Saiba agora os itens que não podem faltar na sua lista de material de construção

Um primeiro passo que pode ser interessante para iniciar a lista de material de construção é visualizar os itens de acordo com os três grandes grupos em que eles são divididos, que são:

Vedação

Fechar e vedar ambientes. Exemplos: portas, tijolos e janelas.

Proteção

Garantir a durabilidade. Exemplo: revestimentos, pisos, tintas.

Estrutural

Suporte às cargas da construção de modo que estejam seguras e firmes ao solo. Exemplo: estruturas metálicas, de aço, concreto e blocos estruturais.

Na hora de montar a lista, juntar as informações das fases do projeto com as divisões dos grupos pode ajudar bastante na hora dos orçamentos e garantir que você não esqueça nenhum item da lista de material de construção.

Confira abaixo as principais mercadorias que você já pode adicionar a sua lista de material de construção

Insumos

  • Cimento

É constituído por meio do cozimento de elementos calcários naturais ou artificiais. É a matéria-prima de fabricação do concreto, utilizado em fundações e estruturas de edificações, e também da argamassa, utilizada no assentamento de pisos, blocos e revestimentos.

  • Concreto

Composto por água, areia, pedra brita, cimento e aditivos, é utilizado em todo o tipo de obra nas mais diversas etapas, como abertura de fundações, calçadas e estruturas de grande porte, como pontes e viadutos. Pode ser feito na hora ou comprado pronto para uso.

  • Argamassa

É aplicada no acabamento de paredes, assentamento de pisos e levantamento de estrutura de alvenaria.

  • Tijolo

Indispensáveis em qualquer obra em construção civil, os tijolos integram a etapa estrutural da edificação.

  • Blocos de concreto

Construção de paredes e muros. Existem ainda os blocos de concreto exclusivo para vedação.

  • Pedra brita

É utilizada para fabricação do concreto. Para isso, é misturada com água, cimento e areia.

  • Areia

É incorporada junto ao cimento para a fabricação da argamassa. São classificadas através de sua granulometria (areia fina, média ou grossa).

  • Cal

Feita a partir da mistura de pedras calcárias e magnesianas extraídas de minas e jazidas naturais. Este insumo pode ser incorporado à diversas finalidades, como a fabricação de argamassas que será aplicada em assentamentos e revestimentos, estabilização do solo e pintura.

  • Aditivos

São as substâncias adicionadas nas misturas de argamassa e concreto para alterar as propriedades da massa ainda fresca, como por exemplo, a fluidez e o tempo de impermeabilização.

  • Aço

A liga metálica é utilizada na fabricação de armações de aço de fundações e estruturas de concreto armado. É composto por ferro e carbono.

  • Madeira

Presente em diversas etapas da obra, a madeira pode ser utilizada como pontaletes, andaimes, caibros, vigas e ripas.

  • Tintas

As tintas são aplicadas na etapa de revestimento e acabamento da construção. É também o principal meio de impermeabilização de superfície como paredes (internas e externas), metais e madeiras.

  • Pisos e revestimentos

Conjunto de peças que revestem o chão e paredes. Ajudam também a impermeabilizar e proteger a área construída de possíveis desgastes.

  • Telhado

É a cobertura e proteção térmica de uma construção.

Ferramentas e equipamentos

  • Andaimes

Equipamento de suspensão onde os funcionários vão conseguir executar tarefas em janelas, telhados e outras partes altas de uma edificação.

  • Betoneira

Muito presente nos canteiros de obras, é utilizada para misturar argamassa e concreto no canteiro de obras.

  • Gerador de energia

Este equipamento fornece energia elétrica durante todo o período da obra, principalmente em lugares onde não há cobertura suficiente por parte da companhia energética local.

  • Trena

Utilizado para fazer a medição de objetos e distâncias entre espaços. Podem ser de pano, metal, plástico, metal e digital.

  • Ferramenta de corte

Existem diversos tipos de ferramentas de corte. Algumas delas são: Serra madeira, serra mármore, multicortadora, policorte, arcos de serra.

  • Furadeira

Utilizadas para perfurar superfícies mais resistentes, como concreto.

Além dos materiais citados, existem ainda os que constituem a parte hidráulica da construção (calhas, tubos, conexões, cisternas, e etc), e a parte elétrica (caixa de luz, fusível, transformador, tomadas, lâmpadas, entre outros).

Dicas de como fazer sua lista de materiais de construção

  • Antes de tudo, é importante observar o que foi definido no orçamento da obra;
  • Leve em consideração as fases da obra e o prazo de entrega de cada uma delas, além da conclusão;
  • Com o planejamento e orçamento em mãos, o responsável pela compra dos materiais de construção na quantidade ideal para realizar as atividades, evitando desperdícios e paralisações desnecessárias;
  • Dê preferência ao aluguel de equipamentos e ferramentas nas fases da obra em que tais materiais serão utilizados somente naquele momento, sobretudo máquinas de grande porte;
  • Faça uma pesquisa entre os fornecedores e lojas especializadas para conseguir os melhores produtos com bom custo benefício.

Se esse conteúdo foi útil para a elaboração da sua lista de material de construção não deixe de compartilhar nas suas Redes Sociais para ajudar mais pessoas nessa fase tão importante da construção.

Posts relacionados: