7 dicas para economizar combustível de máquinas pesadas

carregadeira de rodas komatsu como um exemplo de ótimo custo benefício em consumo de combustível comparando com outras máquinas pesadas

Controlar custos em projetos industriais não é uma tarefa nada fácil. Quanto maior a quantidade de processos, máquinas e equipamentos, e pessoas envolvidas, mais complexa fica a gestão dos custos.

Um ponto simples e que pode estar passando despercebido nas suas atividades é o consumo de combustível das máquinas pesadas operantes nos seus projetos.

As máquinas pesadas e equipamentos em operação no canteiro de obras podem estar gastando mais combustível do que você imagina, elevando os custos operacionais do projeto, sem que você perceba.

Entender a eficiência do maquinário é um primeiro passo básico para garantir que o consumo esteja dentro da média e evitar gastos excessivos.

Existem algumas medidas simples, mas eficientes, contribuem para a economia de combustível das máquinas pesadas e previnem gastos desnecessários.

A mera atitude de estacionar uma máquina em local fresco já reduz a necessidade do ar condicionado, por exemplo.

Para não precisar encher o tanque com tanta frequência, confira a seguir no artigo 7 dicas simples porém muito úteis para economizar combustível em máquinas pesadas.

1. Use a máquina certa para cada trabalho

Isso equivale a não forçar uma máquina a fazer algo para o qual não foi preparada. Cada equipamento ou acessório foi projetado para um tipo específico de trabalho. Respeite os limites da máquina.

Contrapesos, excesso de carga e tudo que altere as configurações de fábrica provocam mais consumo de energia. Leia e siga o manual, quanto à destinação de cada máquina.

2. Ajuste o equipamento para o modo e potência adequados

Muitas máquinas oferecem ajuste para diferentes potências e tipos de tarefa. A depender do trabalho, é possível configurar o equipamento para “leve, médio ou pesado”, por exemplo.

Usar o modo “pesado” para um trabalho leve, obviamente, significa desperdício de combustível. Por outro lado, selecionar o modo e potência corretos, além de economizar, preserva o equipamento.

3. Desligue o motor nos períodos ociosos

Caso o operador precise interromper o trabalho, o ideal é reduzir para marcha lenta, aguardar alguns segundos e depois desligar o motor.

Manter a máquina em funcionamento, mesmo em marcha lenta, nos períodos ociosos, consome combustível, claro.

Alguns tipos de motores eletrônicos de equipamentos mais modernos, inclusive, não podem ficar em marcha lenta por longos períodos. A recomendação é sempre ficar de olho no manual da fábrica.

4. Tenha carinho ao operar máquinas pesadas

Sim, o equipamento é robusto, mas nem por isso deve ser manuseado aos trancos. Trate comandos e alavancas de seu instrumento de trabalho com cuidado.

Isso evita desgastes desnecessários dos componentes e reduz o consumo de combustível.

Então, nada de movimentos rápidos e bruscos. Opere a máquina com suavidade.

5. Mantenha a calibração correta dos pneus

A pressão dos pneus provoca impacto considerável no consumo de combustível. Por isso, manter pneus sempre calibrados é fundamental para uma operação mais eficiente e econômica.

Confira a pressão dos pneus periodicamente, para manter o consumo sob controle.

6. Abasteça com combustível de qualidade

Tentar economizar usando combustível barato pode sair bem mais caro. Os de má qualidade ou adulterados levam a um maior consumo, além de perda de potência do equipamento e outros danos onerosos.

Não arrisque, escolha produtos de qualidade em postos de abastecimento confiáveis.

7. Não se descuide da manutenção das máquinas

Para um desempenho perfeito e economia de combustível, é fundamental fazer a manutenção periódica das máquinas.

Um simples filtro de ar obstruído pode provocar uma elevação significativa no consumo.

Então, filtros de combustível, de óleo e de ar, e os fluidos do motor, precisam ser trocados periodicamente e mantidos em perfeitas condições.

Siga sempre as orientações do manual, quanto aos intervalos corretos das manutenções.

Para concluir, lembramos que a opção de alugar máquinas pesadas para sua obra é sempre uma saída econômica e segura.

O equipamento locado estará sempre em perfeitas condições de uso e com a manutenção rigorosamente em dia, o que garante a economia no consumo.

A Mason Rental disponibiliza uma grande variedade de máquinas e equipamentos de marcas consagradas, para mineração, construção civil, indústria, comércio e serviços. Entre em contato e faça uma cotação conosco!

Posts relacionados: