5 equipamentos que não podem faltar na sua obra!

5 equipamentos que não podem faltar na sua obra!

Contar com bons equipamentos é um ponto crucial para o sucesso de uma obra. A depender do tamanho do serviço, os custos com equipamentos, ferramentas e mão de obra costumam ser bastante altos e, por isso, a escolha deve ser feita sabiamente. Como cada obra em seu contexto específico demanda equipamentos específicos, é necessário atenção total na hora da aquisição.

Porém, há itens que se tornam indispensáveis para grande parte das obras e são esses os protagonistas aqui hoje. Visando maior produtividade, praticidade e uma boa relação custo x benefício, os equipamentos fazem toda a diferença entre a obra cumprir o cronograma e seguir adequadamente o projeto.

Continue lendo e confira mais sobre algumas ferramentas essenciais para sua obra e suas funcionalidades.

  • Betoneira

A betoneira é praticamente um “símbolo” representante de um canteiro de obras. Essencial em grande parte dos contextos, até mesmo nas obras mais simples, a sua função é misturar a argamassa e o concreto que serão utilizados no canteiro. Através da betoneira, é possível obter a textura adequada, agilizando do fluxo de trabalho até a aplicação, por meio da preparação mais rápida e eficiente.

No mercado hoje, existem diversos modelos, frequentemente a diesel ou elétricos (220V e 380V), com capacidades que vão de 150 a 600 litros. Porém, o modelo de 400 litros, também conhecida como o de “uma massada”, é o mais utilizado, produzindo aproximadamente 160 litros de concreto (0,16 m³).

  • Compressor de ar

Versátil e essencial o compressor de ar entra na lista como um dos itens de mais relevância em uma obra. Dentre suas principais funções, está a preparação de superfícies antes do concreto, limpeza de peças diversas, calibragem de pneus de outros equipamentos/veículos da obra, auxílio no funcionamento de cortadores, furadeiras, pistola para pintura, etc.

Há diversos modelos, tipos e tamanhos disponíveis no mercado hoje, por isso é importante observar quais as necessidades na obra e ir em busca de um modelo que as atenda devidamente. Seu funcionamento se dá a partir da produção de ar comprimido que é liberado produzindo uma fonte de ar contínua.

  • Motoniveladora

Considerado um dos equipamentos mais importantes e utilizados na construção civil, principalmente em obras de maior porte, a motoniveladora, assim como o nome sugere, é utilizada para nivelamento do terreno (terraplanagem). O equipamento oferece maior potência e precisão na preparação do solo para receber o empreendimento que será trabalhado.

É composto a partir de uma lâmina central, ripper traseiro, um chassi articulado e seis rodas. As quatro das rodas localizadas na parte traseira são responsáveis por distribuir a carga do motor e componentes mecânicos ao solo, contribuindo com a tração.

  • Mini escavadeira

A escolha desse tipo de equipamento vai variar com o porte da obra, tendo em vista que existem modelos de escavadeiras menores, as mini escavadeiras, fundamentais para contextos de menor mobilidade e/ou obras de menor porte. A função aqui é realizar a terraplanagem, realizando aterro e desaterro no terreno onde será construído o empreendimento.

Seu papel é muito importante devido aos prejuízos que um terreno com grandes irregularidades podem ocasionar na obra. Com esse tipo de equipamento, o transporte e depósito de materiais torna-se muito mais ágil.  O equipamento é feito para operar em locais de difícil acesso, de fato.

  • Mini carregadeira

Assim como o caso do item anterior, existem modelos carregadeiras utilizados em situações em que se faz necessário um equipamento mais compacto e igualmente eficiente para operar em locais mais estreitos. Sua principal função é mover/remover aterros, detritos, terra, cascalhos e tantos outros resíduos que não serão mais utilizados naquele local da obra.

Sua versatilidade faz com que seja um dos equipamentos mais indispensáveis durante a execução do projeto, especialmente para o andamento de uma terraplanagem em que deve ser removida uma grande quantidade de detritos e liberar o espaço.

***

A aquisição de equipamentos na construção civil é, de fato, um investimento e tanto, além de todos os custos envolvendo manutenção. Neste caso, uma das opções mais comuns é alugá-los. Alugar equipamentos é a garantia de agilidade e otimização máxima no investimento, sem se preocupar com armazenamento ou manutenção. Conheça os equipamentos da Mason Rental e alugue com quem é especializado em locação para mineração, construção, comércio, indústria e serviços!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.