Leia agora e veja 6 boas dicas para evitar o atraso na entrega da obra

atraso na entrega da obra

A possibilidade de ocorrer atraso na entrega da obra precisa ser considerada com seriedade, não interessa o tamanho do projeto.

O planejamento deve ser bem executado considerando possíveis imprevistos para que não haja esse tipo de desconforto.

As causas dos atrasos variam, mas passam pela má gestão, falhas de planejamento, falta de mão de obra adequada, fornecedores não confiáveis e condições climáticas desfavoráveis, só para exemplificar.

A boa notícia é que você pode se antecipar e evitar problemas que, normalmente, aparecem durante a obra.

A primeira coisa para se prevenir é ler o nosso artigo até o final, antes de colocar mãos à obra, boa leitura!

Como evitar atraso na entrega da obra

Imprevistos acontecem em qualquer situação, mas existem medidas fundamentais para evitá-los. Vamos enumerar algumas dicas importantes para concluir sua obra no prazo previsto no cronograma:

1. Trabalhe dentro da lei

Qualquer obra, seja a construção de um grande centro comercial, seja uma reforma residencial, precisa estar com a documentação em ordem. 

Alvarás, licenças ambientais, vistorias, tudo o que for exigido pela legislação local deve estar rigorosamente em dia, incluindo a conformidade com as leis trabalhistas, claro.

Além das multas, evita-se, também, uma das principais causas de atraso na entrega da obra: ter o projeto embargado por estar fora das normas.

2. Capriche no planejamento

Para evitar atrasos, é fundamental trabalhar a partir de um planejamento detalhado.

É preciso ter uma visão geral do projeto, para que os gestores possam antecipar e resolver problemas, antes que comprometam o trabalho todo.

Cada detalhe, por menor que seja, há de ser considerado no planejamento, incluindo as variáveis que possam causar atrasos e as diretrizes quanto às providências a serem tomadas. 

Deixe uma margem de segurança em cada etapa do cronograma da obra, para lidar com atrasos de fornecedores, faltas de funcionários, etc.

3. Evite orçamentos muito apertados

Parar uma obra por falta de recursos financeiros pode ocasionar custos bem maiores.

Se o dinheiro acaba, é preciso dispensar empregados e fazer acertos trabalhistas, o material estocado se deteriora, o prazo de entrega não é cumprido e resulta em multas contratuais etc.

Então, o orçamento precisa ter folga para evitar falta de dinheiro.

Tenha uma reserva de emergência ou, pelo menos, assegure-se de poder contar com linhas de crédito que permitam uma injeção de recursos, em caso de necessidade.

4. Selecione mão de obra adequada

Para o bom andamento de qualquer obra, o fator humano é fundamental. Uma contratação bem sucedida vai evitar situações como estas:

  • Retrabalho, quando a execução foi mal feita e a tarefa tem de ser refeita;
  • Atrasos em cadeia nas tarefas que dependem daquela que precisa ser refeita;
  • Acidentes no canteiro de obra, por negligência de um funcionário mal qualificado; 
  • Comprometimento na qualidade do trabalho e consequentes atritos com clientes ou superiores;
  • A necessidade de substituição de funcionários, resultando em mais atrasos. 

Por esses e outros motivos, a seleção criteriosa da mão de obra é fundamental para evitar atraso na entrega da obra. 

5. Opte pela locação de equipamentos

Tão importante quanto contar com uma equipe competente é ter o suporte do maquinário adequado.

As máquinas são indispensáveis no canteiro de obra, então uma avaria no motor ou quebra de componentes vão provocar atrasos indesejáveis.

Como evitar? Simples, prefira alugar. Uma empresa locadora de confiança garante equipamentos sempre perfeitos e com a manutenção em dia.

Em caso de necessidade, vai agir com rapidez e substituir a máquina ou a ferramenta imediatamente, minimizando as interrupções no trabalho.

6. Fique de olho na previsão do tempo

O ideal é programar a obra para o período da seca, mas isso nem sempre é possível.

Então, em época de chuva, os cuidados precisam ser redobrados. O encharcamento do solo pode levar a movimentações no terreno, deslizamentos e acidentes.

Providencie coberturas para as áreas de escavação, guarde material e equipamentos em local protegido e reforce a fiscalização e os cuidados com a segurança no canteiro de obras.

Para concluir, é bom lembrar de um ditado popular: o olho do dono é que engorda o gado. Isso significa que, para evitar atrasos na entrega da obra, você precisa acompanhar os trabalhos de perto.

Esteja presente, disposto a ouvir e a buscar soluções em conjunto com a equipe.

Siga se informando para manter uma boa rotina de operações e garantir que as atividades de construção civil sejam bem feitas, clique aqui e veja todos os conteúdos da área.

Posts relacionados: