Pá Carregadeira:  você realmente sabe a sua função?

Pá Carregadeira: você realmente sabe a sua função?

Frequentemente utilizada em diversas vertentes do segmento da construção civil, a pá carregadeira mostra sua eficiência a partir do uso do tipo adequado para cada situação.

Vendo de fora trata-se basicamente de um trator com uma pá, mas seu uso é capaz de otimizar variados processos fundamentais para o bom andamento da obra.

Continue lendo e entenda mais sobre o que faz uma pá carregadeira!

O que é e qual a principal função de uma pá carregadeira?

Uma pá carregadeira é classificada como uma máquina pesada utilizada, primariamente, para carregamento e/ou escavação de dejetos com tempo de execução reduzido. Em termos de funcionamento o equipamento funciona a partir da tração força motriz.

Sua versatilidade permite que seja utilizada além da construção civil também em contextos de mineração ou até arqueologia para remoção de materiais como rochas, terra, brita, areia, minérios em geral, etc. Tudo vai depender de fatores como tipo de solo, necessidade da atividade, modelo ideal para cada uso, dentre outros.

Tipos de pá carregadeira existentes no mercado:

O mercado dispõe atualmente de uma grande variedade de equipamentos do gênero, entre marcas e modelos desenvolvidos para finalidades específicas. Para cada demanda há uma pá carregadeira que vai melhor se adequar, sendo a classificação mais comum a partir de suas formas de locomoção: rodas (podem ser articuladas ou não) e esteiras.

 

  • Rodas: Esse tipo é mais utilizado para atividades como terraplanagem bem como carregamento de caminhões basculantes. Em geral, trafega melhor em terrenos mais secos e firmes, sem umidade ou detritos, devido à suas características técnicas. Submeter esse tipo a estes terrenos pode causar muito esforço e levar a desgaste e danos nas rodas.

 

 

  • Esteira: Indicada para tarefas como demolições, nivelamentos e escavações, porém não possui grandes restrições quanto ao terreno como o modelo de rodas por possuir maior aderência a vários tipos de solo. São mais estáveis e garantem também mais conforto no manuseio.

 

Quando falamos em custo, o modelo de esteiras representa um investimento mais alto devido ao valor da própria esteira. Porém, isso acaba sendo compensado no custo x benefício devido ao aumento na produtividade e execução superior deste tipo..

Quando uma pá carregadeira deve ser utilizada?

Conforme destacado aqui, existem modelos de pás carregadeiras para diversas necessidades e especificidades. Alguns dos usos mais comuns para esse tipo de equipamento são:

  • Carregamento/transporte de objetos
  • Terraplanagem
  • Remoção de dejetos/”Limpeza” do local
  • Demolições
  • Escavações

Qual o papel do operador no uso da pá carregadeira?

É essencial que a pá carregadeira seja manuseada por um profissional habilitado na categoria específica desse tipo de equipamento, sendo este também um veículo que envolve riscos na categoria de máquina pesada.

Seja engenheiro, mestre de obras ou operário, o responsável por esta atividade deve possuir a qualificação para trabalhar com o equipamento seguindo as leis vigentes.

Os riscos de um funcionário inexperiente e/ou sem qualificação adequada operando uma pá carregadeira vai desde prejuízos à vida útil do equipamento até a sua própria integridade física.

Por isso, uma das maiores preocupações quando se adquire esse tipo de equipamento é certificar-se de que o operador é certificado para aquele modelo e marca específico. Em todo caso, o treinamento e reciclagem deve ser uma prática corrente bem como o estudo do manual de uso.

Os manuais contém informações fundamentais sobre o equipamento e como manuseá-lo corretamente. Melhores técnicas, recursos importantes para otimizar o uso, funções de emergência são alguns dos tópicos encontrados nesse tipo de material e que reforçam a relevância da análise prévia antes do uso da pá carregadeira.

Conhece alguém que está adquirindo esse tipo de equipamento? Compartilhe esse conteúdo e reforce as nossas dicas com sua rede de amigos!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.