Conheça as principais tendências do mercado da construção civil em 2020

Depois de uma sequência de vinte quedas consecutivas, o mercado da construção civil apresentou crescimento de 2% no segundo trimestre de 2019, sinalizando um início de recuperação. 

É um dado significativo para este setor importante para a economia do país. Então, o momento é propício para se conhecer algumas tendências da construção civil em 2020. Quer saber mais? Continue lendo! 

Tecnologia avançada

Os avanços tecnológicos beneficiam grandemente o setor da construção civil. Os aplicativos e softwares específicos para a área facilitam o trabalho em todas as etapas, desde o projeto e a gestão da obra até o relacionamento com o cliente. 

Um exemplo de recurso já amplamente utilizado na construção civil é a chamada tecnologia BIM. No lugar das tradicionais plantas desenhadas na prancheta do arquiteto, agora é possível visualizar o resultado final da construção em modelos 3D bem detalhados. 

A realidade aumentada, muito usada para entretenimento, é capaz de transportar o cliente, virtualmente, para dentro do imóvel que ainda nem está construído. Um dispositivo acoplado aos olhos permite fazer um tour virtual pela obra, enxergando todos os detalhes do projeto.

Com o imóvel já pronto, o decorador ou o cliente continuam contando com a realidade aumentada para fazer simulações no ambiente.

Outros recursos já são conhecidos e utilizados no setor, como o compartilhamento de dados armazenados na nuvem. Isso permite que os envolvidos na obra compartilhem dados do projeto em tempo real, sincronizem informações e promovam reuniões por videoconferência.  

Materiais inovadores

No tocante a materiais, as novidades transformam o setor para melhor. Veja algumas tendências:

  • Madeira laminada cruzada, mais forte, resistente ao fogo e de custo mais baixo;
  • Isolamento de papel, feito de material reciclado;
  • Tintas ecológicas que não causam danos ao meio ambiente;
  • Tijolos capazes de filtrar as impurezas do ar, purificando o ambiente;
  • Cerâmica de argila e hidrogel para refrescar interiores sem uso de ar condicionado;
  • Smart glass, o vidro inteligente que pode ser ligado ou desligado para ficar opaco ou transparente;
  • Concreto com cápsulas de esporos, capaz de se consertar sozinho, em caso de fissuras;
  • Tijolos de lã, mais resistentes e sustentáveis.

 

Outros materiais, como drywall e telhas solares, já bastante utilizados nas obras, continuam em alta. 

 

Projetos sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente também é uma forte tendência no mercado da construção civil. Há um cuidado maior em evitar desperdícios, promover o descarte adequado de resíduos e fazer uso consciente de água e de energia durante a construção.. 

Os painéis solares são adotados não só no edifício a ser construído, mas também no canteiro de obras.

 

O mercado de trabalho

A retomada do crescimento no mercado da construção civil levou ao aumento da demanda por profissionais da área, tendência que deve se manter em 2020. O Sudeste é a região com maior número de contratações, principalmente o estado de São Paulo. Nas outras regiões, esse número tende a crescer mais lentamente.

No momento, a procura é por profissionais multifacetados para ocupar posições de chefia. A maior parte das vagas são para gerentes e diretores de negócios e de vendas, além de administradores de obras. Outro profissional procurado é o gerente de facilities, que administra a terceirização de mão de obra e de serviços. 

Concluindo, os avanços tecnológicos, os materiais inovadores, a preocupação com a sustentabilidade e a procura por profissionais multifuncionais são algumas das tendências no mercado da construção civil para 2020. 

 

Então, as notícias são promissoras. Gostou de saber disso? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam!

Posts relacionados: