Como se faz agricultura sustentável?

O conceito de agricultura sustentável está relacionado a alguns aspectos fundamentais, como o respeito ao meio ambiente, aliado à viabilidade econômica e à responsabilidade social.

Felizmente, a tecnologia está presente no campo, cada vez com mais frequência, para dar suporte à tarefa de produzir alimentos de modo sustentável. Na chamada Agricultura 4.0, ou agritech, as máquinas agrícolas se aperfeiçoam com recursos como Inteligência Artificial,  Internet das Coisas (IoT) e a robótica, aliadas a novas técnicas de produção no campo.

O resultado é aumento de produtividade, redução de custos e alívio para o meio ambiente. Vamos plantar essa ideia e aprender um pouco mais sobre como abraçar a agricultura sustentável na prática?

 

Boas práticas favorecem planeta e sociedade

Na agricultura, o sucesso depende, fundamentalmente, de um meio ambiente saudável e preservado, uma vez que os danos às terras produtivas podem levar à baixa produção e escassez de alimentos no futuro.

Reconhecemos que o termo sustentabilidade pode soar como algo abstrato e idealizado, mas, no campo da produção agrícola, muitas medidas podem ser adotadas na prática. Veja exemplos:

 

  • empregar técnicas agrícolas não poluidoras;
  • instalar sistemas de irrigação com aproveitamento da água da chuva;
  • priorizar processos naturais, como a fixação biológica de nitrogênio (FBN) para reduzir uso de químicos na plantação;
  • adotar a rotação de culturas, para evitar a exaustão do solo;
  • optar por biocombustíveis, substituindo os combustíveis fósseis;
  • preferir a agricultura orgânica, sem produtos químicos;
  • preservar matas e florestas, evitando desmatamentos;
  • usar técnicas de compostagem para adubação natural;
  • cumprir leis trabalhistas, não empregando mão de obra escrava ou trabalho infantil;
  • adotar gestão territorial eficiente, para produzir mais com o menor impacto possível;
  • atuar com responsabilidade social e valorizar a produção familiar, para evitar o êxodo rural etc.

 

E não paramos aqui. Há muitas outras atitudes de impacto, que fazem grande diferença:

 

Cuidar das áreas não cultiváveis

Observemos o entorno dos campos produtivos: árvores, bosques, gramados, margens de riachos, arbustos etc. Preservando essas áreas como habitat natural de pássaros, abelhas, minhocas, morcegos e uma grande diversidade de vida selvagem, o produtor garante o equilíbrio ecológico e reduz custos com defensivos e controle de pragas, por exemplo.

Proteger nascentes e cursos d’água e construir barreiras para conter a erosão também são maneiras de obter benefícios para natureza e seres humanos.

 

Adotar culturas de cobertura

Algumas plantas são cultivadas com o objetivo principal de tratar o solo, aumentar a matéria orgânica e melhorar os níveis de fertilidade, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos. As culturas de cobertura são úteis para evitar erosão, combater ervas daninhas e controlar pragas e doenças, melhorando a qualidade da terra, de um modo geral.

 

Trabalhar em parceria com os vizinhos

A colaboração e o compartilhamento de recursos entre produtores rurais também fazem parte da agricultura sustentável. Propor ao vizinho a troca de insumos, compartilhar ferramentas e máquinas e incentivar outras parcerias são maneiras de produzir em harmonia com o meio ambiente e aumentar a produtividade.

 

Tirar proveito da tecnologia

Ferramentas inovadoras e recursos tecnológicos vêm provocando uma verdadeira revolução no campo. A agricultura de precisão permite o mapeamento do terreno por sistemas GPS para otimizar o uso de fertilizantes e defensivos.

Os drones controlados remotamente fazem a análise do terreno, identificam falhas e problemas como sinais de fogo, acompanham o crescimento da plantação, coletam dados e desempenham várias outras tarefas.

Máquinas autônomas, sensores, robôs e uma infinidade de outras ferramentas tecnológicas oferecem suporte para a agricultura sustentável.

 

Então, agora que leu nosso artigo até o final, você sabe que agricultura sustentável se faz com responsabilidade, inovação, criatividade e muito respeito à natureza. E tudo fica mais fácil para o produtor rural que contar com máquinas eficientes e tecnologia avançada.

 

Está disposto a contribuir para a saúde do planeta? Espalhe a notícia, compartilhando nosso post em suas redes sociais!

Posts relacionados: