5 máquinas agrícolas indispensáveis no campo

5 máquinas agrícolas indispensáveis no campo

As máquinas agrícolas, aliadas a tecnologias inovadoras, vieram revolucionar a vida no campo, otimizando processos, reduzindo prazos e incrementando a produtividade. É a chamada agricultura 4.0, que veio para garantir a produção de alimentos em larga escala, em um planeta cuja população não para de crescer.

De fato, os processos e modernos equipamentos atuais comparados aos que eram empregados pelas gerações passadas, representam um salto gigantesco. 

Hoje em dia, várias máquinas se tornaram fundamentais ao produtor agrícola. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre cinco delas, que se tornaram indispensáveis no campo. Continue lendo!

 

1. Trator 

Realmente, o trator já se tornou onipresente na maioria das fazendas, por isso merece estar no topo da lista de máquinas agrícolas essenciais. É um veículo de tração, que multiplica a força humana e faz o trabalho de dezenas de homens. Ele fornece a força e a mobilidade para várias outras máquinas. 

2. Plantadeira (Drill)

Como o próprio nome indica, esta máquina é essencial para plantar. No momento da semeadura, ela proporcionará uma distribuição precisa e ágil das sementes, na profundidade ideal do solo. Uma plantadeira vai garantir que o terreno receberá a densidade correta de plantas. 

Alguns modelos também atuam na adubação, otimizando o tempo de plantio e economizando combustível. 

 

3. Pulverizador 

Um fato inquestionável é que toda lavoura, não importa o tamanho, precisa de proteção contra pragas e doenças. No entanto,os defensivos agrícolas devem ser aplicados com segurança e eficiência. Por isso a importância das máquinas pulverizadoras.

Robert Treen, fazendeiro de Suffolk, Inglaterra, nos deu uma opinião realista sobre o papel  polêmico dessa máquina: “O simples pulverizador talvez seja a máquina agrícola mais importante do planeta, pois transformou o mundo, deixou a comida mais barata e acessível e evitou a fome em massa. [Sem ele,] talvez as pessoas estivessem gastando até 80% de seus salários para comprar comida.”

 

4. Colheitadeira

Colhedeira, colhedora, ceifadeira ou ceifeira debulhadora (como é conhecida em Portugal) são nomes variados da mesma máquina usada na colheita. Com grande agilidade, ela colhe e separa os grãos e restos de material orgânico. 

No mercado, já existem modelos multifuncionais, que operam acopladas em outros dispositivos para a poda ou pulverização. 

 

5. Arados

A técnica milenar de lavrar a terra com arados de tração animal pode ser ainda empregada em regiões menos desenvolvidas. Mas hoje é cada vez mais substituída por modernos sistemas mecanizados.

No processo atual, na etapa antecedente à semeadura, usam-se arados com acionamento mecânico ou hidráulico para revolver a terra. Eles são máquinas que possibilitam a insolação, a descompactação e a incorporação de restos orgânicos ao solo, além de facilitar a infiltração da água.

No mercado há uma gama enorme de arados para serem acoplados em tratores, que revolvem e preparam o solo para o plantio, com rapidez e eficiência. 

 

Concluindo, as máquinas agrícolas se modernizam, cada vez mais, para favorecer o trabalho no campo, aumentando a produtividade, barateando a comida na mesa do consumidor e cobrindo a escassez da mão de obra na zona rural. 

Outro ponto positivo a considerar é que as indispensáveis máquinas agrícolas podem ser alugadas temporariamente, em vez de compradas, o que reduz ainda mais os custos da produção.

 

Gostou de saber? Que máquina você considera indispensável para o trabalho no campo? Sua participação é importante para nós. Comente!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.