Entre as inúmeras máquinas que auxiliam o homem no trabalho, a versátil minicarregadeira é uma das mais utilizadas, por apresentar uma série de vantagens.
Ter a disposição equipamentos que facilitem a rotina e se adaptam bem as necessidades do trabalho é um pré-requisito básico para garantir a produtividade e eficiência nas atividades.
Prática e eficiente, a minicarregadeira marca presença nas obras, reduzindo o tempo de trabalho e a necessidade do esforço humano na execução.
Se você precisa de um equipamento versátil e ao mesmo tempo ágil e compacto, essa pode ser uma ótima opção para acelerar o trabalho com inteligência.
Neste artigo, vamos conhecer melhor a minicarregadeira e falar das vantagens de se adquirir ou alugar uma delas para empregar em sua próxima obra, confira agora mesmo. Boa leitura!
O que é uma minicarregadeira
Uma minicarregadeira é um trator de pequeno porte, equipado com uma estrutura frontal articulada que sobe e desce, à qual podem ser acoplados diferentes acessórios.
Ela é uma máquina compacta e de dimensões reduzidas, se comparada aos veículos mais robustos.
Além disso, pode fazer um giro completo sobre um eixo central, o que facilita a manobra em espaços mais estreitos da obra, como subsolos, galerias e passagens.
A minicarregadeira é utilizada em muitas tarefas, como carregar caminhões ou transportar terra, areia, restos de materiais, cascalho e similares.
Em regiões mais frias, é comum ver a minicarregadeira atuando na remoção da neve em calçadas e ruas.
Ela é extremamente versátil, podendo ser utilizada nos canteiros de obras, nas fazendas, nos grandes depósitos e almoxarifados, nos trabalhos de limpeza e remoção de resíduos e por aí vai.
Minicarregadeira de esteira
Perfeita para a utilização em solos pouco firmes, esse tipo de máquina se movimenta sobre esteiras, em vez de pneus.
Por isso, é ideal para operar em áreas de lamaçal e em terrenos arenosos ou íngremes. É, também, a preferida para trabalhar na neve.
Minicarregadeira de rodas
Esse modelo, composto de rodas no lugar das esteiras, atua muito bem em terrenos secos e mais compactos.
É muito utilizado em trabalhos de terraplanagem, carga e descarga de caminhões plataforma e em várias outras funções.
A pequenina polivalente
Independentemente do modelo, as minicarregadeiras possuem uma base padrão para o acoplamento de uma gama variada de acessórios, tornando-as aptas para um grande número de diferentes tarefas.
Desse modo, uma mesma máquina pode receber diferentes implementos: pás, conchas, garfos, vassouras, patrolas, perfuratrizes, betoneiras, capinadeiras e muitos outros.
Para cada trabalho, haverá um implemento adequado a ser acoplado ao braço móvel da máquina. Dá para imaginar a imensa variedade de usos para a mini?
As vantagens da minicarregadeira na obra
Como você viu até aqui, a utilização dessa máquina notável traz inúmeras vantagens para sua obra.
Veja algumas características positivas da minicarregadeira:
- Versatilidade;
- Bom custo benefício;
- Multifuncionalidade;
- Simplicidade de operação;
- Facilidade de transporte;
- Gasta pouco combustível;
- Praticidade na manutenção;
- Comandos internos simples;
- Cabine confortável e ergonômica;
- Ideal para operar em espaços reduzidos.
Então, na construção civil, na produção rural, nos grandes depósitos de materiais, ou mesmo em propriedades particulares, a versátil minicarregadeira pode atuar em diferentes funções, auxiliando o trabalho humano.
E se não houver interesse na compra, é possível alugar uma delas pelo período de duração da obra.
Uma boa escolha é a Bobcat, muito conhecida no mercado por sua praticidade e eficiência.
O modelo S450, por exemplo, é movido a diesel, tem capacidade operacional para 590 kg, e potência de 49 HP.
Já utilizou uma minicarregadeira?
Agora que você conhece mais sobre o equipamento, fique a vontade para entrar em contato com a nossa equipe para tirar eventuais dúvidas ou para fazer um orçamento de locação desse equipamento.
Clique aqui e preencha o formulário de cotação e um de nossos consultores irá entrar em contato o mais rápido possível.