Novembro Azul: como se prevenir do câncer de próstata

Novembro Azul: como se prevenir do câncer de próstata

Você já deve ter visto por aí: todo mês de novembro começam a aparecer as famosas fitinhas azuladas, as redes sociais das pessoas vão se colorindo de azul… é o início das campanhas do Novembro Azul, o mês oficial de prevenção ao câncer de próstata.

É um assunto muito sério, que envolve tabus e preconceitos, com números muito alarmantes: 

  • São 68 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
  • Desses casos, 13 mil resultam em mortes.
  • Por dia, 42 homens morrem de câncer de próstata.
  • É o sexto tipo de câncer que mais incide sobre os homens.

Agora, o convite é para que você saiba mais sobre a doença, veja por que a prevenção é tão importante e descubra como começou a campanha do Novembro Azul:

 

O que é a próstata e como age a doença

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, que fica abaixo da bexiga e envolve a uretra. Ela é responsável por produzir um fluido que compõe o líquido seminal. O câncer de próstata se caracteriza por uma produção anormal das células deste órgão, que pode se vir a se espalhar por todo o corpo.

É uma doença silenciosa: em sua fase inicial não apresenta sintomas. Quando passa a apresentá-los é sinal de que já está em estágio avançado. Por isso a prevenção é tão importante!

A hereditariedade é um dos principais fatores de risco. Idade, obesidade, tabagismo e sedentarismo também contribuem para o aparecimento da doença.

A detecção do câncer de próstata é por meio de exames laboratoriais e físicos. Depois deles, se for o caso, a confirmação (ou não) é feita por meio de uma biópsia prostática.

 

Quais são os sintomas do câncer de próstata

Como já mencionamos, a fase inicial da doença é assintomática. É muito comum que o tumor tenha um crescimento tão lento que possa levar vários anos até atingir o tamanho de 1 cm. Os sintomas geralmente são:

  • Urgência repentina de urinar e com frequência aumentada
  • Diminuição do jato da urina
  • Dificuldade e/ou dor para urinar
  • Sensação de não esvaziamento completo da bexiga
  • Dores na parte baixa das costas (região lombar) ou abaixo dos testículos
  • Disfunção erétil
  • Dor ao ejacular
  • Presença de sangue ou esperma na urina
  • Sangramento pela uretra
  • Insuficiência renal

Importante lembrar: estes sintomas não são exclusivos do quadro de câncer de próstata! A presença de algum deles pode estar relacionada à outras doenças. Por isso a visita regular ao urologista é fundamental.

 

Como se prevenir

A prevenção envolve bons hábitos, o que é importante para a saúde como um todo. Já há estudos que comprovam: a alimentação saudável, rica em verduras, frutas, legumes, grãos e cereais e com pouca gordura animal é capaz de reduzir as chances de desenvolver câncer e outras doenças.

Também é essencial fazer atividades físicas regularmente, não fumar, consumir bebidas alcoólicas com moderação e manter seu peso adequado à sua altura.

 

Por que o exame é fundamental

Além dos hábitos saudáveis, a melhor forma de se prevenir do câncer de próstata é visitar regularmente o urologista, principalmente se você tem mais de 50 anos. Devido ao fato da doença não apresentar sintomas, o exame de toque é a principal arma para detecção precoce da doença.

Infelizmente, para muito homens o exame envolve tabus. Contudo, trata-se de uma doença grave e com alto número de ocorrências. Por isso é preciso colocar a vida acima de qualquer construção cultural preconceituosa.

O exame de toque dura apenas 10 segundos. Também é usada a medição do PSA que, em caso de alteração, pode ser um indicativo do câncer de próstata.

Além da consulta com o urologista  poder detectar precocemente qualquer anormalidade e atuar imediatamente, é ainda um momento para tirar dúvidas e checar sua saúde como um todo.

 

Novembro Azul: conscientização e cuidados com a saúde do homem

A Campanha do Novembro Azul teve sua origem na Austrália, em 2003. Apelidada de “Movember” (uma mistura de november e moustache, bigode em inglês), seus principais símbolos são a fita azul dobrada e o bigode. 

No mês de novembro, diversas instituições buscam apoiar a campanha, oferecendo exames a valores acessíveis e arrecadando fundos para pesquisas e projetos voltados para a saúde masculina.

Você também pode ajudar: além de cuidar de si mesmo, conscientize seus amigos e familiares sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Ajude a combater os preconceitos e contribua para saúde e qualidade de vida para seus entes queridos.

 

Nós da Mason Rental, além de apoiar a causa, queremos levar informação e conscientização ao maior número de pessoas possível. Compartilhe este texto, use roupas azuis, converse com as pessoas! Não deixe que o medo, ideias preconceituosas e a falta de cuidado consigo mesmo ameace sua vida.

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.