Materiais recicláveis para a sua obra: conheça os 6 mais utilizados

Materiais recicláveis para a sua obra: conheça os 6 mais utilizados

Incluir a utilização de materiais recicláveis na construção civil desde o seu projeto inicial, garante o desperdício de matéria-prima e preserva o meio ambiente.

5 de junho – Dia do Meio Ambiente

 O nosso planeta tem sofrido graves agressões e diante da preocupação crescente com a necessidade de uso sustentável dos recursos do planeta, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, também chamada de Conferência de Estocolmo.

A data explora a cada ano, um tema que reflete uma preocupação ambiental urgente, destacado pelo país anfitrião, onde ocorrem as celebrações oficiais globais. Em todo o mundo, diversos projetos são desenvolvidos, visando sensibilizar todos os segmentos da sociedade para a necessidade de cuidados com o planeta.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”  (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)

A reciclagem de resíduos nas obras

Instituir a reciclagem de materiais como uma prática cotidiana no campo da construção civil e pensar em sustentabilidade em sua obra, não é mais um diferencial, mas uma necessidade do mercado.

Várias iniciativas vêm gerando consideráveis mudanças nesse cenário e os profissionais estão repensando e colocando em prática, questões relativas ao desperdício, provocando uma transformação completa nesse campo.

Tendo em vista a preocupação com o futuro de toda uma humanidade, é preciso buscar atitudes mais saudáveis com relação ao meio ambiente, portanto, ser sustentável deve começar pelo nosso entorno e optar por materiais alternativos em nossa própria casa, desde a sua construção, pois segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o setor de construção civil responde por 39% da emissão de CO2 em todo o planeta, causando um enorme impacto ao meio ambiente e a grande quantidade de resíduos gerados nos canteiros de obra é algo preocupante.

É importante que todos os trabalhadores da área fiquem atentos aos materiais e tecnologias disponíveis que permitam construir, priorizando a economia e o reaproveitamento de recursos.

6 materiais recicláveis bastante utilizados na construção civil

Alguns fornecedores de materiais de construção, visando a sustentabilidade, criaram um novo nicho de mercado, oferecendo produtos e soluções que favoreçam o uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis, que se decompõem mais rapidamente.

Vamos conhecê-los:

Tinta ecológica – Contendo em sua fórmula 80% de matéria natural, não possui componentes tóxicos.

Ecogranito Material feito a partir de resíduos misturados a uma resina acrílica, é utilizado em pias e acabamentos, numa versão totalmente ecológica.

Aquecimento solar – A energia solar é um recurso muito utilizado, em que placas coletoras de metal, depositadas no telhado, são responsáveis pela absorção da radiação solar, convertendo-a em energia fotovoltaica.

Ecotelhado branco Composto por nanoesferas de cerâmica, resina e outros aditivos, o telhado ecológico reflete a radiação solar, reduzindo a temperatura interna do imóvel.

Madeira de demolição – Madeira extraída de demolição, podendo ser reaproveitada como revestimento para paredes, bancadas, painéis, entre outros itens.

Madeira de Bambu Por ser leve e resistente, o bambu, planta que cresce rápido e é altamente renovável, é aproveitado nas estruturas externas e nos acabamentos internos do imóvel.

O processo de gerenciamento ambiental não é único e diferencia-se de acordo com as particularidades de cada empresa, mas de forma geral pode compreender processos de reciclagem, recuperação de áreas degradadas, processo preventivos para evitar danos ambientais e monitoramento do ambiente, garantindo o desempenho dos sistemas ambientais.

E aí, se interessou pelo assunto? Faça contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas. Vamos cuidar do nosso planeta!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.