Que os avanços tecnológicos facilitam e aceleram os processos, principalmente industriais já sabemos.
E na obra não é diferente, a inovação na construção civil se faz cada vez mais presente, trazendo tecnologias cada vez mais avançadas para facilitar a vida dos profissionais e acelerar as entregas.
Desde o planejamento, até mesmo a o assentamento dos tijolos, atualmente os processos, equipamentos e ferramentas trazem mais conforto, segurança e produtividade.
O que eleva o nível do mercado e obrigatoriamente faz com que as empresas se adaptem a esses detalhes importantes que no fim das contas agregam valor ao serviço.
Nesse artigo vamos levantar algumas tecnologias que facilitam a vida no canteira de obras fruto da inovação na construção civil, siga a leitura e confira!
A inovação na construção civil traz tecnologias que garantem maior eficiência
As inovações tecnológicas são fundamentais para validar as atividades de produção na construção civil, viabilizando o desenvolvimento e emprego de materiais e os novos processos, importantes na redução do desperdício.
Dessa forma, serão produzidas estruturas com custo reduzido e projetos ágeis e de qualidade.
Que também trazem mais segurança para os colaboradores oferecendo melhores condições de trabalho e equipamentos que facilitam a rotina.
5 tecnologias que são tendência de inovação na construção civil
-
Concreto auto reparável com CO2
Consiste na “cura” de uma rachadura, que ocorre pelo fechamento de fissuras ou micro anulares, através do contato com CO2, que aciona o efeito de auto reparação no próprio cimento.
-
BIM (Building Information Modeling)
Ferramenta que permite compartilhar informações e combater retrabalho no canteiro de obras, de maneira interativa, com possibilidade de visão tridimensional, tornando o planejamento da obra mais rápido e eficiente.
Tendência em alta para 2021, quando seu uso será obrigatório em obras públicas, segundo o decreto de difusão da ferramenta, de 2018.
-
Digital Twins (Gêmeos Digitais)
Desenvolvido no ambiente do processo de modelagem BIM, tem como objetivo criar uma réplica virtual, com base em informações de outras construções semelhantes, sendo possível simular o desempenho de uma edificação planejada.
-
Tintas solares
O instituto de pesquisa mineiro CSEM Brasil (Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia), produziu uma tinta orgânica, capaz de captar energia solar.
A tinta fotovoltaica é impressa em uma fita de polímeros e plástico, podendo ser instalada em fachadas de edificações ou vidros.
A ideia é que edifícios, telhados e portões possam tornar-se fontes de produção e captação de energia limpa.
-
Drones
Os drones vêm ganhando espaço em muito segmentos, inclusive na construção civil, seja na fase de execução, para inspecionar a obra em locais de difícil acesso, ou na fase de venda do empreendimento, para a tomada de imagens nas ações de marketing.
A segurança e velocidade que eles proporcionam são alguns de seus benefícios, evitando, por exemplo, que um trabalhador precise alcançar lugares altos, como telhados ou andaimes.
Para que o setor da construção civil torne-se mais eficiente e sustentável, é necessário inovar, passando pela revisão dos processos do projeto à execução, visando otimizar o uso de materiais e recursos naturais.
Várias práticas vêm sendo estabelecidas para atualizar o segmento em função das demandas do mercado, causando um impacto positivo em nossa sociedade.
A sustentabilidade e tecnologia caminham juntas para acelerar os processos e conseguir cada vez mais diminuir os impactos negativos ao ambiente.
Uma das grandes vantagens da inovação na construção civil está diretamente ligada a diminuir resíduos e trazer materiais sustentáveis para o setor, que é responsável por um grande volume de entulho sem possibilidades de reaproveitamento.
Agora que você conhece algumas das principais tecnologias que a inovação na construção civil traz para o mercado, já pode começar a implementar para se destacar no mercado e agregar valor para sua empresa, até a próxima!