Construção civil: como manter a segurança e evitar imprevistos

Para se tirar uma obra do papel e torná-la realidade, é preciso se ater na segurança do empreendimento, pois todo o material envolvido no projeto pode gerar acidentes, e até mesmo doenças relacionadas ao trabalho.

Portanto, não importa se você é um autônomo ou trabalha em uma grande construtora, a segurança de trabalho é sempre indiscutível!

De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, a construção civil é o quinto setor econômico com o maior número de acidentes, e o segundo mais letal aos trabalhadores.

Segurança em primeiro lugar!

Todas as atividades referentes à segurança no canteiro de obras são de extrema importância para um projeto de construção, por isso, ela é objeto de fiscalização por várias entidades oficiais, que vão desde as associações de bairro, até o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e o Ministério do Trabalho.

Uma gestão eficaz do que ocorre no canteiro de obras garante não só o aumento de produtividade, mas também, entregas de maior qualidade, redução no volume de acidentes e casos de doenças ocupacionais, segurança de aprovações legais, além da economia de recursos.

Prezar pela saúde e pelo bem-estar dos trabalhadores envolvidos neste processo é um dever do gestor, independentemente da dimensão da obra e do número de profissionais inseridos no contexto, desde o projeto até a entrega do empreendimento.

O que você não sabe sobre a evolução da construção civil

Pré-história: A construção civil teve seu início, tendo sido as pedras, os primeiros materiais utilizados na época.

Um fenômeno importante para a construção foi o surgimento da roda, encontrada entre os sumérios em 3.500 a.C. A ferramenta simplificou o transporte, o que provavelmente viabilizou estruturas como as Pirâmides do Egito e a Muralha da China.

Século IV a.C, Hipócrates, considerado o pai da medicina, descobriu doenças relacionadas ao trabalho, nas minas de estanho.

Séculos XII e XIII: Começaram as experiências sobre a saúde ocupacional.

Século XVIII: Publicação do primeiro livro sobre doenças ocupacionais.

Século XIX: Com o início da Revolução Industrial, os acidentes de trabalho foram intensificados.

Século XX: Surgiram as primeiras leis sobre acidentes de trabalho no Brasil, que foram aprimoradas ano após ano.

Em 1972, a história da segurança do trabalho mudou consideravelmente, com o surgimento da portaria nº 3.237, que estabeleceu a obrigatoriedade dos serviços especializados em segurança, higiene e medicina do trabalho nas empresas.

Em 1977, foram criadas as NR’s (Normas regulamentadoras da Construção Civil).

A partir de então, outras portarias surgiram, havendo hoje, cerca de 37 normas regulamentadoras ativas, para a construção civil.

5 dicas para manter uma obra em segurança, que você não pode abrir mão

Planejamento – Para que a segurança dos colaboradores seja garantida e o cronograma do projeto seguido, é preciso fazer um levantamento de riscos antes do início do projeto, traçando uma estratégia de prevenção mais adequada à realidade.

Atenção especial às normas de segurança na construção civil – A segurança na construção civil está prevista em algumas normas regulamentadoras, as NR’s, que devem ser seguidas à risca. Cabe aos responsáveis pela obra, garantir que cada um dos pontos destacados seja devidamente cumprido.

Uso de EPI’s – A lei exige que as empresas forneçam Equipamentos de Proteção Individual e que os colaboradores os utilizem, pois eles podem prevenir diversos acidentes.

Solicite a ajuda de um especialista – Os especialistas em segurança do trabalho podem ajudar os gestores da obra a definirem os EPI’s mais adequados, ajudar no processo de sinalização e organização e também apontar pontos de melhoria em seu canteiro.

Curtiu as dicas? Compartilhe-as em suas redes sociais, para que seus companheiros de profissão se beneficiem delas, tornando os canteiros de obras, locais cada vez mais seguros.

Posts relacionados: