5 Inovações que estão transformando a construção civil

5 Inovações que estão transformando a construção civil

Setor da construção civil deve se manter ativo e crescer ainda mais em 2021

Inovações tecnológicas na construção civil garantem maior eficiência

As inovações tecnológicas são fundamentais para validar as atividades de produção na construção civil, viabilizando o desenvolvimento e emprego de materiais e os novos processos, importantes na redução do desperdício.

Dessa forma, serão produzidas estruturas com custo reduzido e projetos ágeis e de qualidade.

Tendências de inovação na construção civil

  • Concreto autorreparável com CO2 – Consiste na “cura” de uma rachadura, que ocorre pelo fechamento de fissuras ou microanulares, através do contato com CO2, que aciona o efeito de autorreparação no próprio cimento.
  • BIM (Building Information Modeling) – Ferramenta que permite compartilhar informações e combater retrabalho no canteiro de obras, de maneira interativa, com possibilidade de visão tridimensional, tornando o planejamento da obra mais rápido e eficiente. Tendência em alta para 2021, quando seu uso será obrigatório em obras públicas,  segundo o decreto de difusão da ferramenta, de 2018.
  • Digital Twins (Gêmeos digitais) – Desenvolvido no ambiente do processo de modelagem BIM, tem como objetivo criar uma réplica virtual, com base em informações de outras construções semelhantes, sendo possível simular o desempenho de uma edificação planejada.
  • Tintas solares – O instituto de pesquisa mineiro CSEM Brasil  (Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia), produziu uma tinta orgânica, capaz de captar energia solar. A tinta fotovoltaica é impressa em uma fita de polímeros e plástico, podendo ser instalada em fachadas de edificações ou vidros. A ideia é que edifícios, telhados e portões possam tornar-se fontes de produção e captação de energia limpa.
  • Drones – Os drones vêm ganhando espaço em muito segmentos, inclusive na construção civil, seja na fase de execução, para inspecionar a obra em locais de difícil acesso, ou na fase de venda do empreendimento, para a tomada de imagens nas ações de marketing. A segurança e velocidade que eles proporcionam são alguns de seus benefícios, evitando, por exemplo, que um trabalhador precise alcançar lugares altos, como telhados ou andaimes.

Para que o setor da construção civil torne-se mais eficiente e sustentável, é necessário inovar, passando pela revisão dos processos do projeto à execução, visando otimizar o uso de materiais e recursos naturais. Várias práticas vêm sendo estabelecidas para atualizar o segmento em função das demandas do mercado, causando um impacto positivo em nossa sociedade.

E em sua empresa, quais tecnologias são utilizadas na construção civil? Conte-nos a respeito, a gente adora saber das novidades!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.