Com máquinas eficientes, o campo ou a cidade utilizam-se de diversos tipos de tratores de esteira na larga escala de obras e plantações.

Cada trator tem a sua particularidade e funcionalidade. Você as conhece?

A versatilidade do equipamento no campo ou na cidade

Trator de esteira é um tipo de trator que se locomove através de esteiras movidas pelo sistema mecânico ou hidrostático de transmissão.

Ele destaca-se pela versatilidade, tanto no campo quanto nos canteiros de obras, tendo como diferencial, a força e a robustez da máquina, o que a capacita a revirar áreas profundas.

Na agricultura, o equipamento atua em operações como aragem, gradagem pesada (desfazer grandes torrões de terra) e subsolagem (lavrar a terra até o subsolo).

Composto por uma lâmina frontal utilizada para manejo dos materiais, podendo esta ser inclinável hidraulicamente ou não, o trator de esteira possui na parte traseira um acessório conhecido como ripper ou escarificador, cuja função é desagregar materiais compactados.

Como o nome já diz, é uma máquina equipada com esteiras que apresentam melhor aderência, distribuição de peso e, principalmente, facilitam a locomoção em terrenos irregulares.

Mecânica ou hidrostática: entenda o funcionamento dos dois sistemas de transmissão do trator de esteira

  • Hidrostática – Caracteriza-se pela presença de duas bombas que vão alimentar, independentemente, seus dois motores hidráulicos que movimentam a esteira e pela quase ausência de partes móveis e de desgaste, o que reduz seu custo operacional e de manutenção.

O sistema de transmissão hidrostática permite que a máquina faça curva com ambas esteiras tracionadas ou ainda que realize o giro em torno do seu eixo central (contra-rotação).

  • Mecânica – Possui diversos mecanismos acoplados, como conversor de torque, dumper, embreagem, entre outros, apresentando maior custo operacional e de manutenção, devido ao desgaste das peças móveis que estão em constante atrito.

O sistema de transmissão mecânica não permite a realização de curvas ou contra-rotação de maneira eficiente, porém, é tradicionalmente utilizado há muito tempo, sendo bastante conhecido pelos operadores e apresentando um desempenho razoável na maioria de suas operações.

15 funções do trator de esteira que não lhe contaram

Os tratores de esteiras são máquinas multifacetadas, usadas ​​para vários serviços de trabalho em setores como construção civilmineração, agronegócio, setor florestal e engenharia militar.

Alguns de seus usos são:

  1. Escavação;
  2. Terraplanagem;
  3. Desmatamento;
  4. Aragem de terra;
  5. Rebaixamento de terrenos;
  6. Corte de Material (solo) em linha reta;
  7. Espalhamento e compactação dos resíduos sólidos, obras de terraplanagem e cobertura com terra para aterros sanitários;
  8. Empilhamento de materiais;
  9. Formação de aterro;
  10. Nivelamento do solo;
  11. Subsolagem;
  12. Construção de rampa riscada em talude;
  13. Transporte de implementos agrícolas;
  14. Limpeza final de uma obra;
  15. Reboque de cargas pesadas ou outras máquinas.

Lâminas para o trator esteira: descubra a mais adequada para a sua necessidade

  • Lâmina Ancinho – Também conhecida como rastelo, é ideal para o empilhamento de áreas pós-supressão vegetal, pois possibilita o empilhamento do material. Além disso, oferece mais proteção para o radiador.
  • Lâmina KG – Auxilia no decepamento e retirada de toco que está visível ao solo.
  • Lâmina U – Utilizada no manejo de material a granel solto, como o manuseamento de carvão mineral, bagaço de cana e cavaco de madeira.

Conclusão

Com inúmeras possibilidades de uso e trazendo mais produtividade para sua obra, o trator de esteira é fácil de manobrar, otimiza o tempo, tem alta capacidade de transporte, possui capacidade de tração para terrenos pouco aderentes e trabalha em qualquer condição topográfica.

É ou não é um “coringa”, esse equipamento?

E você, já operou um trator de esteira? Conte-nos sua experiência e replique esse artigo em suas redes sociais!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.